FASE 3a
Professora Drª Cátia Walter
Recursos
Objetivo Final: o aluno deve escolher o cartão de comunicação representativo do item desejado, discriminando de outros cartões com itens não desejáveis dispostos na prancha ou álbum com 8 figuras e solicitar de forma espontânea.
Nessa fase o professor deve utilizar a prancha de comunicação para dispor o cartão de comunicação do item muito desejado e em outro ponto da prancha um cartão contendo um pictograma nada relevante para o aluno.
Fique atento!
- Observe se o aluno está associando o pictograma ao item desejado, ou, ainda não associa o pictograma ao item e escolhe o item irrelevante. Para isso, disponibilize o cartão do item desejado e em um outro lado deixe disponível o cartão de um item não desejado.
- Nessa fase é muito importante que o aluno consiga fazer a discriminação do pictograma e sua representação.
- Inicie apenas com dois cartões, explore os cartões para que o aluno consiga fazer a discriminação
Para cada fase do PECS-Adaptado o professor poderá oferecer diferentes níveis de apoio. Cada nível de apoio recebe um score.
Níveis de apoio – fase 3a
Para cada fase do PECS-Adaptado o professor poderá oferecer diferentes níveis de apoio.
Cada nível de apoio recebe um score.
*Nível de apoio – Auxílio Verbal
Quando é necessário oferecer auxílio verbal para que o aluno pegue o cartão de comunicação do item preferido e entregue na mão da professora ou do segundo participante realizando a troca do mesmo pelo item desejado. Exemplo: “você quer algo?” “Venha aqui me pedir” “Vá até lá e peça ao seu colega” . O professor deverá permanecer com a mão aberta esperando pelo momento da troca.
Score 2 – O aluno não precisa mais de apoio físico, mas precisa de auxilio verbal;
*Nivel de apoio Supervisão
O Professor ficará observando a solicitação do Aluno e poderá dar pequenas dicas
como “Vamos!” “O que você deseja esta lá” “Vai lá” ou somente permanecer com a mão aberta sem instigação verbal nenhuma.
Score 3 – Será necessário oferecer apenas a supervisão por parte da professora.
*Nivel de apoio – Independência
Todas as vezes que o aluno pega o cartão de comunicação e vai em direção do professor ou do segundo participante sem que este estenda a mão ou faça qualquer comentário prévio discrimine e solicite o item desejado de maneira autônoma.
Score 4 – Quando inicia o ato comunicativo sem ser instigado previamente, fazendo a entrega do cartão de forma espontânea e em outros ambientes.
Fase 3ª – Registrar a cada solicitação do Aluno qual o tipo de figura discriminativa utilizada.
Ex: se for uma figura irrelevante (I) ou desconhecida do A; se for uma figura pouco desejada ou não desejada pelo A (N) e se for uma figura muito desejada ou semelhante (S)
Fase 3b – Indicar o número de figuras reduzidas contidas na tábua ou álbum de comunicação em cada solicitação do Aluno
Organize ambiente (Sala de Recursos, a sala de aula ou o espaço a ser frequentado pelo aluno com itens relevantes e irrelevantes.
Sugestões
Itens relevantes : Itens de preferência do aluno
Itens irrelevantes: pregador de roupa, pano de prato, colher de pau, clips, presilhas, tampinha de garrafa, etc.,
Disponha dos cartões pictográficos na prancha da seguinte forma: um com um item relevante e outro cartão com item irrelevante. Após sua utilização retorne sempre o cartão de comunicação para a prancha após efetivar a solicitação ao item desejado.
O professor deverá deverá modificar as posições dos cartões na prancha de comunicação, para evitar que o aluno pegue o cartão de forma mecanizada.
Proponha atividades que faça o aluno discriminar o cartão correspondente ao item desejado em oposição a outros itens menos desejados (vá inserindo outros itens gradativamente).
FASE 3b
Professora Drª Cátia Walter
Recursos
Objetivo Final: : O aluno deve escolher o cartão de comunicação representativo do item desejado, dentre vários outros dispostos na prancha ou no seu álbum de comunicação, dirigindo-se espontaneamente às pessoas para entregá-lo e obter assim, o seu item desejado, estando ou não disposto a sua frente.
Nessa fase o cartão de comunicação será reduzido ao tamanho de 2:2cm e o professor apresenta um cartão de comunicação por vez mostrando para o aluno que é o mesmo cartão que ele utilizava anteriormente, somente em tamanho menor.
Fique atento!
- Nessa fase é muito importante que o aluno consiga compreender que as representações nos cartões são iguais, alterando apenas o tamanho;
- Faça essa transição gradativamente.
Para cada fase do PECS-Adaptado o professor poderá oferecer diferentes níveis de apoio. Cada nível de apoio recebe um score.
Níveis de apoio – fase 2
– Nível de apoio – Sem êxito.
Todas as vezes que o Aluno não realizar a troca do cartão pelo item desejado, por exemplo, se recusar a sair do ambiente, recusar a interação com o outro participante, quando ele atirar o cartão no chão, retirar o item desejado da mão da professora ou apresentar qualquer outro problema de conduta.
Score 0 – Quando o aluno não faz uso da comunicação alternativa para solicitar ou informar algo que deseja.
– Nivel de apoio – Auxílio Físico
Quando é necessário o auxilio físico de tocar no aluno , direcionando sua mão para o cartão de comunicação, conduzindo até outro espaço e/ou até outro participante.
Score 1 – Todas as vezes que o Professor pegar na mão do aluno para que ele segure o cartão e/ou o professor o conduza a outro espaço ou conduza até o outro participante para entregar o cartão de comunicação para receber o item desejado.
*Nível de apoio – Auxílio Verbal
Quando é necessário oferecer auxílio verbal para que o aluno pegue o cartão de comunicação e entregue na mão da professora ou do segundo participante realizando a troca do mesmo pelo item desejado. Exemplo: “você quer algo?” “Venha aqui me pedir” “Vá até lá e peça ao seu colega” . O professor deverá permanecer com a mão aberta esperando pelo momento da troca.
Score 2 – O aluno não precisa mais de apoio físico, mas precisa de auxilio verbal;
*Nivel de apoio Supervisão
O Professor ficará observando a solicitação do Aluno e poderá dar pequenas dicas
como “Vamos!” “Seu colega esta esperando” “Vai lá” ou somente permanecer com a mão aberta sem instigação verbal nenhuma.
Score 3 – Será necessário oferecer apenas a supervisão por parte da professora.
*Nivel de apoio – Independência
Todas as vezes que o aluno pegar o cartão de comunicação e for em direção do professor ou do segundo participante sem que este estenda a mão ou faça qualquer comentário prévio.
Score 4 – Quando inicia o ato comunicativo sem ser instigado previamente, fazendo a entrega do cartão de forma espontânea e em outros ambientes.
- Nessa fase o aluno deverá discriminar o cartão correspondente ao item muito desejado em oposição ao outros itens menos desejado e posteriormente entre os diversos itens muito desejados, conseguindo associar de forma correta os pictogramas aos itens desejados;
- Nessa fase será inserido gradativamente o o uso do álbum. Proponha que os demais professores, os alunos e responsáveis por outros espaços na escola (biblioteca, refeitório, sala de informática …) motive o aluno a usar o álbum.
- Amplie o seu vocabulário pictográfico, utilizando cada dia mais um número maior de cartões de comunicação e ampliar seu vocabulário expressivo;
- Observe que os cartões de comunicação serão diminuídos de tamanho, mas serão iguais aos maiores, sendo exigido mais atenção ao escolher os cartões na prancha ou álbum de comunicação;
- Ser avaliado sempre quanto aos níveis de suporte recebido para utilizar o álbum de comunicação e avançar para a fase seguinte quando estiver mais independente.