FASE 2
Professora Drª Cátia Walter
Aprendendo a pedir o que deseja
para diferentes pessoas
Recursos
Objetivo Final: o aluno deve retirar o cartão da prancha ou do álbum de comunicação disposto próximo a ele, caminhar a distância necessária e entregá-la à pessoa que estiver de posse do item desejado, a fim de solicitá-lo de forma espontânea e independente.
Nessa fase será introduzido uma prancha, um álbum com a disponibilização do cartão correspondente ao item desejado, também pode disponibilizar o cartão em um chaveiro. Poderá ser inserido uma outra pessoa (mediadora, outro professor, algum colega) que ficará com o item desejado, a fim de participar do ato comunicativo.
Fique atento!
- Nessa fase o aluno continuará a usar apenas um cartão de comunicação que deverá estar disponibilizado em um recurso (pode ser prancha, album ou um chaveiro) e gradativamente ser inserido mais figuras no recurso escolhido.
- O professor deverá motivar o aluno a explorar outros espaços em busca do item desejado.
- Nessa fase outros participantes poderão interagir com o aluno. Explique previamente aos participantes sobre a importância deles nesse processo e que os mesmos deverão corresponder com o ato comunicativo demonstrando compreender a solicitação do aluno. Exemplo: O segundo participante ao receber o cartão de comunicação dará um retorno de forma afetiva dizendo-lhe que entendeu e lhe dará o que foi solicitado.
Para cada fase do PECS-Adaptado o professor poderá oferecer diferentes níveis de apoio. Cada nível de apoio recebe um score.
Níveis de apoio – fase 2
– Nível de apoio – Sem êxito.
Todas as vezes que o Aluno não realizar a troca do cartão pelo item desejado, por exemplo, se recusar a sair do ambiente, recusar a interação com o outro participante, quando ele atirar o cartão no chão, retirar o item desejado da mão da professora ou apresentar qualquer outro problema de conduta.
Score 0 – Quando o aluno não faz uso da comunicação alternativa para solicitar ou informar algo que deseja.
– Nivel de apoio – Auxílio Físico
Quando é necessário o auxilio físico de tocar no aluno , direcionando sua mão para o cartão de comunicação, conduzindo até outro espaço e/ou até outro participante.
Score 1 – Todas as vezes que o Professor pegar na mão do aluno para que ele segure o cartão e/ou o professor o conduza a outro espaço ou conduza até o outro participante para entregar o cartão de comunicação para receber o item desejado.
*Nível de apoio – Auxílio Verbal
Quando é necessário oferecer auxílio verbal para que o aluno pegue o cartão de comunicação e entregue na mão da professora ou do segundo participante realizando a troca do mesmo pelo item desejado. Exemplo: “você quer algo?” “Venha aqui me pedir” “Vá até lá e peça ao seu colega” . O professor deverá permanecer com a mão aberta esperando pelo momento da troca.
Score 2 – O aluno não precisa mais de apoio físico, mas precisa de auxilio verbal;
*Nivel de apoio Supervisão
O Professor ficará observando a solicitação do Aluno e poderá dar pequenas dicas
como “Vamos!” “Seu colega esta esperando” “Vai lá” ou somente permanecer com a mão aberta sem instigação verbal nenhuma.
Score 3 – Será necessário oferecer apenas a supervisão por parte da professora.
*Nivel de apoio – Independência
Todas as vezes que o aluno pegar o cartão de comunicação e for em direção do professor ou do segundo participante sem que este estenda a mão ou faça qualquer comentário prévio.
Score 4 – Quando inicia o ato comunicativo sem ser instigado previamente, fazendo a entrega do cartão de forma espontânea e em outros ambientes.
- Introduzir a prancha de comunicação
dispor um cartão de comunicação de cada vez; - Afastar-se gradativamente do aluno, permitindo que este caminhe até o professor para entregar o cartão de comunicação;
- Motivar o aluno a solicitar seu item de interesse para outras pessoas e em outros ambientes da escola;
- Introduzir o uso do álbum de comunicação para que o aluno o carregue sempre consigo, contendo ainda somente um cartão de comunicação;
- Organizar a SRM e proporcionar atividades comunicativas sempre que possível para que o aluno tenha muitas oportunidades de solicitar algo por meio dos cartões de comunicação;
- Sempre deixar os cartões de comunicação visíveis e de fácil acesso ao aluno;
- Utilizar um cartão de comunicação por vez, podendo, contudo, trocar o item e o cartão sempre que necessário (mudança de interesse);
- Sempre utilizar a fala com o aluno e enfatizar os nomes dos itens desejados quando solicitados por meio do cartão de comunicação e, se possível, motivar o aluno a repetir o nome do item;
- Avaliar o aluno sempre quanto aos níveis de suporte recebido para utilizar o álbum de comunicação e avançar para a fase seguinte quando estiver mais independente.