Transtorno do Espectro Autista

O TEA é conceituado como um transtorno do neurodesenvolvimento infantil (SILVA, 2012). Os critérios utilizados para diagnosticar o TEA são os descritos no Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM). Atualmente, o DSM-V (2014), propõe o diagnóstico dentro de um único espectro com diferentes níveis de gravidade denominado: Transtorno do Espectro Autista.

Segundo o DSM-V, o diagnóstico é caracterizado por sintomas composto por dois pilares: o primeiro denominado de déficits sociais e de comunicação e o segundo de comportamentos repetitivos e restritos.

Essa díade estabelece subgrupos, no que tange aos déficits sociais e de comunicação e ressalta problemas de interação social ou emocional (dificuldades de estabelecer conversas e interações, partilha de emoções e interesses com os outros), dificuldade nas relações pessoais (dificuldade em se engajar em atividades sociais apropriadas para idade, dificuldades de adaptação a diferentes expectativas sociais), dificuldades de comunicação não verbal (dificuldade de estabelecer contato visual, postura, expressões faciais, dificuldades de compreender os sinais não verbais de outras pessoas).

Um novo olhar faz-se necessário aos déficits de comunicação apontado no primeiro pilar do DSM-V. Tais características podem proporcionar a restrição do desenvolvimento das habilidades comunicativas, o isolamento do individuo e comportamentos inadequados e inapropriados.

No que diz respeito à educação, as dificuldades de comunicação apresentadas pelos alunos com TEA configuram-se como um entrave para que ocorra o sucesso escolar.

A ausência da fala funcional, vocabulário restrito, ecolalias, dificuldades interacionais, responder ou fazer perguntas, dificuldade em estabelecer comunicação com seus pares e professores, podem rotular tais alunos e distanciá-los das propostas de inclusão escolar.

De acordo com as leis vigentes, o âmbito educacional precisa ser um espaço de inclusão para todos os alunos, inclusive os alunos que não são oralizados.

Recursos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
error: O conteúdo está protegido !!